UBBO MAIS SUSTENTÁVEL

O UBBO Shopping Resort pretende criar uma cultura de Sustentabilidade nas várias equipas que aqui trabalham, sejam prestadores de Limpeza e Manutenção, por exemplo, Fornecedores ou Lojistas. Neste sentido, partilhamos alguns dos projectos a implementar a curto prazo, bem como objectivos já alcançados.

 

Projectos de melhoria em curso:

  • Em fase muito avançada encontram-se as alterações de melhoria do cais de resíduos da restauração, que pretendem melhorar as taxas de reciclagem, dar uma resposta mais eficaz aos lojistas com maior produção de resíduos, bem como melhorar as condições de higiene neste local.
  • Em fase de obra, encontra-se a instalação de um novo chiller. Este equipamento irá melhorar, de forma significativa, a eficiência do edifício na produção de energia térmica.
  • Em breve, terá início a obra de instalação de painéis fotovoltaicos, que irá permitir ao UBBO um auto-consumo de cerca de 25% das suas necessidades de energia eléctrica.
  • Em fase de desenvolvimento de projecto, está ainda a criação de novos pontos de carregamento para viaturas eléctricas. Pretende-se com tal implementar uma rede alargada de carregadores, que permita aos nossos Convidados encontrar sempre disponibilidade de serviço.


Relativamente a objectivos já alcançados, comparando 2023 com 2022, apresentamos os seguintes resultados obtidos:

  • No que diz respeito à energia eléctrica, o UBBO conseguiu reduzir em 0,36% o consumo face ao ano anterior, isto apesar do significativo aumento de tráfego anual, o que obrigou a um maior número de horas de funcionamento de equipamentos, à abertura do piso de estacionamento -3 com maior frequência e a uma maior necessidade de produção de energia térmica.
  • Quanto ao consumo de água, o UBBO reduziu 5,3% do consumo de água por visitante, face a 2022.
  • Relativamente a resíduos, o UBBO melhorou em 8,7% a sua taxa de reciclagem, na comparação feita com 2022.