Informação importante

UBBO | Medidas COVID-19

Perante a situação do COVID-19 em evolução em Portugal e no mundo, e após a publicação da Portaria 71/2020 de 15 de março que dita limitação de frequência de Centros Comerciais pelo Governo Português, o UBBO encetou um conjunto de medidas extraordinárias, em adição às normas já em curso desde a génese do coronavírus em Portugal.

Veja aqui a Portaria 71-2020 Restrições acessos – Restrições no acesso e na afetação dos espaços nos estabelecimentos comerciais e nos de restauração ou de bebidas.

O contacto com todos os lojistas tem sido permanente e temos apelado, tal como recomendações dadas pela DGS (Direção Geral da Saúde) e Governo Português, para a calma e para que todos sigam os procedimentos de higiene e segurança recomendados pelas entidades competentes, de forma a minimizar a propagação do Coronavírus.

Alinhadas com as medidas recomendadas pela DGS e da Associação Portuguesa de Centros Comerciais, o UBBO tem estabelecidas medidas preventivas aconselhadas pelas entidades competentes, nomeadamente:

  • Com efeitos a partir do dia 16 de março, os espaços acessíveis ao público dos estabelecimentos de comércio a retalho, das grandes superfícies comerciais e dos conjuntos comerciais, devem observar a regra de ocupação máxima de 0,04 pessoas por metro quadrado de área, ou seja, 4 pessoas por cada 100m2;
  • Caberá ao UBBO, bem como gestores, gerentes ou proprietários dos espaços e estabelecimentos, a gestão e monitorização do cumprimento do estabelecido na Portaria, devendo ser empregues todos os esforços no sentido de assegurar que é efetuada uma gestão equilibrada dos acessos do público de modo a que sejam assegurados os limites de pessoas por m2 indicados;
  • Redução para 1/3 da disposição de mobiliário nos food courts de forma evitar aglomerados de pessoas e garantir o distanciamento social recomendado pelas autoridades.
  • O UBBO encerrou, no passado dia 14 de março, todos os espaços infantis do centro;
  • Revisão dos padrões de limpeza– limpeza extra em áreas de maior tráfego e áreas de maior ponto de contato, como maçanetas, botões de elevadores, corrimão de escadas e escadas rolantes, etc.
  • Equipamentos de primeiros socorros – procedimentos em caso de suspeição de contaminação e plano de evacuação de edifícios e primeiros socorros, caso necessário.
  • Higiene Pessoal - Instruções de lavagem das mãos nas casas de banho, de acordo com as normas propostas pela OMS.
  • Sinalização no interior dos edifícios os procedimentos a seguir em caso de indisposição, com reforço para as zonas de casas de banho e áreas de restauração.
  • Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s): Continuamos a fornecer recursos para os colaboradores operacionais críticos, nomeadamente equipamento de proteção individual nomeadamente desinfetantes e produtos de limpeza.
  • Cancelamento de todo ou qualquer tipo de atividade cultural ou de entretenimento.

Esta informação será atualizada, mediante novas indicações ou medidas oficiais relativas à referida situação, que a Direção do UBBO está a monitorizar continuamente.