NOTÍCIAS

Fonte

PME_Magazine
PARTILHAR

UBBO associa-se à iniciativa Electric Challenge

“Queremos ter um papel de incentivo à evolução de mentalidades” – Tiago Pereira

No âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, a PME Magazine falou com Tiago Santos Pereira, diretor geral do UBBO, o shopping resort que tem a mobilidade e sustentabilidade na sua génese.

Conheça os planos para o próximo ano do UBBO e a importância da participação em iniciativas de mobilidade como esta que decorre de 16 a 19 de setembro, na Amadora.

Por: Mafalda Marques

PME Magazine (PME Mag.) – Quando e como o UBBO se associou à iniciativa?

Tiago Santos Pereira (T. S. P.) – Esta parceria vem na sequência, não só da já longa relação de cooperação com a Câmara Municipal da Amadora, bem como do apoio a outras iniciativas da EcoMood Portugal. Dada a dimensão do UBBO, e sendo o único shopping resort do país, é nossa obrigação envolvermo-nos e prestarmos todo o apoio em iniciativas como esta. Estando empenhados na implantação de práticas sustentáveis, nomeadamente na área da mobilidade, o envolvimento do UBBO com a Semana Europeia da Mobilidade da Amadora surgiu de forma natural. Assim, vamos receber os participantes do Electric Challenge, um passeio mistério para automóveis elétricos, que acontecerá no dia 19. Nesse mesmo domingo, vamos ainda atribuir prémios às equipas do Peddy Challenge, um passeio mistério pedonal.

PME Mag. – Que papel vai ter no ecossistema local?

T. S. P. – Além das nossas práticas de sustentabilidade, queremos ter também um papel de incentivo à evolução de mentalidades e comportamentos: neste caso particular, no campo da mobilidade. Com esta parceria pretendemos promover a mobilidade saudável, o exercício físico e também a mobilidade elétrica. Com particular incidência junto das comunidades locais onde operamos, fator muito importante para nós.

PME Mag. – Que práticas sustentáveis já tem em curso?

T. S. P. – A nossa preocupação com a sustentabilidade tem várias frentes e, por isso, a lista de práticas atuais é grande e, inclusivamente, permitiu-nos obter a classificação de “Excelente” no processo de certificação de sustentabilidade de edifícios BREEAM, nas categorias Edifício e Gestão na vertente “Em-Uso”. Este sistema de certificação, desenvolvido pelo Building Research Establishment, faz a medição do grau de sustentabilidade dos edifícios, sendo o principal objetivo reduzir os custos de funcionamento e melhorar o comportamento ambiental dos imóveis. Desta forma, e focando a atenção na mobilidade, o UBBO possui, de momento, vários carregadores de carros elétricos já disponíveis no seu parque de estacionamento e com mais em negociação, lugares para bicicletas, motas e as escadas/tapetes rolantes com variadores de velocidade com deteção de pessoas para um gasto controlado de energia.

PME Mag. – O que têm previsto nesta matéria para 2022?

T. S. P. – A mobilidade será, sem dúvida, um dos temas em destaque para o ano. A aposta em mais lugares de estacionamento para veículos elétricos, a criação de atividades e eventos ao ar livre que possibilitem a mobilização dos nossos clientes de forma saudável, a existência de tecnologia mais avançada para a redução do uso de energia e emissores poluentes, entre outros. O UBBO shopping resort é um sistema vivo, uma cidade dentro de outra cidade. A sustentabilidade é, por isso, nossa obrigação no pensamento e atuação diários.

A SUA OPINIÃO IMPORTA