NOTÍCIAS

Quando?

21/09/2022

Onde?

UBBO

Dia Mundial do Alzheimer

Alguma vez foi a um centro comercial e se esqueceu onde estacionou o carro? Foi levantar dinheiro e, de repente, não sabia o PIN? Ou, ao pagar as compras, não encontrava a carteira?

Para cerca de 182.526 portugueses afetados por demência, esta é a realidade. Segundo dados oficiais da Organização Mundial de Saúde (OMS) estima-se que em 2050, cerca de 351.504 pessoas em Portugal possam sofrer de demência.

A Doença de Alzheimer é a forma mais comum desta doença, representando cerca de 50% a 70% destes casos. Com sintomas iniciais como perda de memória, desorientação espacial e temporal, problemas de raciocínio e pensamento, alterações de comportamento, personalidade e quebra na capacidade funcional, a causa ainda é desconhecida, mas o Alzheimer provoca a neuro degeneração e o consequente agravamento, progressivo e irreversível, das funções cerebrais culminando na total perda de autonomia.

No Dia Mundial da Doença de Alzheimer, junte-se ao UBBO nesta ação de sensibilização e reflita sobre a realidade diária de quem sofre desta doença neuro degenerativa.

 

A SUA OPINIÃO IMPORTA